A organização do Prêmio Pritzker anunciou nesta terça-feira, 05/03, o arquiteto japonês Riken Yamamoto como o vencedor da edição 2024 desta premiação de reconhecimento internacional.
Dois profissionais brasileiros já foram laureados com o prêmio: Paulo Mendes da Rocha, em 2006, e Oscar Niemeyer, em 1988.
No site do Pritzker, Yamamoto é qualificado como “arquiteto e ativista social”, que estabelece “afinidades entre espaços públicos e privados, inspirando sociedades harmônicas, em que pese a diversidade de identidades, economias, regimes políticos, infraestruturas e modos de habitação”.
Ainda conforme a organização do Pritzker, este profissional procura “descontruir noções tradicionais de liberdade e privacidade” (…)“enquanto rejeita condições de longa data que reduziram a habitação a uma ‘commodity’ sem relação com os próprios vizinhos”.
Entre suas obras de destaque são citadas a estação The Hiroshima Nishi Fire (Hiroshima, 2000), o prédio público Fussa City Hall (Tóquio, 2008) e o edifício para a prefeitura universitária de Saitama (Koshigaya, 1999). Além do Japão, suas obras podem ser encontradas na República Popular da China, Coreia do Sul e Suíça.
Riken Yamamoto nasceu em Pequim (China) em 1945, e reside em Yokohama no Japão, para onde sua mãe se mudou logo após o final da Segunda Guerra Mundial.
Ele se graduou pelo Departamento de Arquitetura da Nihon University (1968), e fez o Mestrado pela Tokyo University of the Arts, Faculty of Architecture em 1971.
Veja abaixo uma seleção de algumas das obras de destaque de Riken Yamamoto, fornecidas pela organização do Pritzker: